Coxa e sobrecoxa de frango marinados e assados

Bom dia povo, tudo certo? Bom, não lembro se já contei a vocês, mais aqui na minha cidade eu participo de um grupo onde nos reunimos religiosamente todas as terças-feiras, com excessão em caso de guerra nuclear ou ataque alienígena. Fora essas situações, estamos lá, firmes e fortes.

E o nosso grupo funciona assim: somos em 14, divididos em 7 duplas onde, segundo o nosso calendário (sim, somos organizados) cada dupla na sua respectiva data é responsável por arrumar um local para o encontro, por fazer a janta e pela cerveja, que segundo o estatuto deve estar estupidamente gelada no momento da chegada do pessoal.

Na semana passada, foi a minha vez de cozinhar, juntamente com o meu parceiro da vez, o Anderson. E lá estava eu, no domingo, sentado no sofá da sala pensando na “morte da bezerra” e no que ia fazer na terça-feira pro povo devorar, quando ouço a minha esposa, a Dona Cátia soltar essa: Tu sabias que a coxa e sobrecoxa de frango estão por R$ 2,68 no “mercado tal”? Isso foi a mesma coisa que acender uma lâmpada dentro da minha cabeça. Na hora partimos rumo ao supermercado em questão para as compras, uma parte para casa e outra para o terça-ferinos.

Ok, compras feitas, chego eu em casa com 5 kg de coxa e sobrecoxa de frango. E agora, o que fazer com esses bichinhos? Como estou sem churrasqueira em casa, e na minha última postagem falei sobre “marinada”, resolvi aplicar o aprendizado, não é mesmo? Nada mais justo.

Parti para o computador em busca de receitas (yes, eu busco receitas na internet, e com frequência) e encontrei uma que me chamou a atenção: Marinada da tia Lucinha para Frango Assado de Padaria. Como eu procurava algo “interessante” e gosto muito da adição de ervas em minhas receitas, encarei na hora. Vamos a receita:

INGREDIENTES

5kg de coxa e sobrecoxa de frango

Marinada:

8 limões Taiti (suco)
4 cebolas raladas
12 dentes de alho picado
4 folhas de louro fresco
2 buquê de Ervas da Provança (Ervas da Provença: erva-doce, sálvia, alecrim, tomilho, manjerona, manjericão e louro)
2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 1/2 pimenta Dedo de Moça
Pimenta do reino moída e sal a gosto

MODO DE PREPARO

- Primeiramente, deixe as coxas e sobrecoxas descongelando de um dia para o outro. Esse processo é muito importante pois caso vocês faça a marinada com o mesmo congelado, o mesmo irá soltar toda a água contida em formato de gelo e o sabor se perderá.

- Misture todos os ingredientes da marinada em um recipiente e reserve.

- Eu separei as coxas e sobrecoxas, mais nada impede que você deixe-os juntos.

- Lave as coxas e sobrecoxas muito bem e deixe escorrer o excesso de água – eu usei o escorredor de macarrão.

- Coloque as coxas e sobrecoxas em um saco plástico e adicione a marinada.

- Com as coxas, sobrecoxas e a marinada dentro do saco plástico, feche-o e vá apertando as laterais até que todo o frango esteja coberto pela marinada.

- Deixe descansando de um dia para o outro na geladeira, virando periodicamente para que o tempero seja distribuído por igual.

PARA ASSAR

- Retire as coxas e sobrecoxas do saco plástico, retire o excesso da marinada e distribua sobre uma travessa ou forma. Não existe necessidade de untar.

- Os pedaços podem ficar bem juntinhos pois encolherão depois de assados.

- Com o forno preaquecido (isso mesmo, nova regra ortográfica, tudo junto e sem acento) a 180ºC, deixe o frango por aproximadamente 90 minutos ou ate dourar.

OBSERVAÇÕES

- As quantidades acima são para 5kg de frango. Para quantidades menores, basta dividir proporcionalmente. O tempo de forno também diminui para quantidades menores, ok?

- O gosto de cada pessoa varia, e na minha opinião, poderiam ser retirados 2 limões. Achei a acidez um pouco excessiva porém meu amigos comeram até a última coxa.

- Para o buquê de ervas, considerei para cada buquê três ramos de aproximadamente 10 centímetros de cada erva.

- O limão taiti é aquele verdinho, usado pra caipirinha.

- Para servir, transfira as coxas e sobrecoxas para outra assadeira ou escorra o excesso de líquido da assadeira.

- Os ingredientes eu utilizei todos, conforme a receita original que está aqui. A forma de preparo é que foi diferente, mais com um resuldado muito satisfatório. As coxas e sobrecoxas ficaram muito saborosas e suculentas. Valeu o trabalho.

Ahhhh, e mais uma vez o rapaz aqui esqueceu de bater fotos dos pratos. É uma falha que PRECISO corrigir. Porém, procurei na internet imagens que mais se aproximaram dos resultados reais, para que vocês tenham a real noção do resultado. ;)

E você, como marina o seu frango?

Bom apetite.

Deixe seu comentário

comentários

4 thoughts on “Coxa e sobrecoxa de frango marinados e assados

  1. Carolina

    Adorei!
    Hj mesmo desossei umas sobrecoxas para grelhar e fiz com a tua marinada!
    Usando so meio limao (siciliano) pra 3 sobrecoxas. Ficou otimo!

    Normalmente eu marino com azeite, pimenta do reino, sal, alho
    Ou entao Marsala, sal e gengibre e uma colherinha de açucar mascavo.

    Abraçao

  2. Carlos

    Parabéns pela marinada! Vou dar uma dica, pode assá-las diretamente no saco da marinada, basta adquirir no mercado um pacote de saquinhos de assar aves e carnes no forno (qualquer marca serve), a vantagem está no fato de apurar melhor o sabor do tempero, preservar a umidade e manter o forno limpo. O resultado final é muito bom, falo por experiência própria. Se quiser pode assar primeiramente no saco, e dourar depois fora dele, também fica bom.
    Abraços.

    1. Carlos Fabiano Post author

      Fala xará, tudo certo?

      Graaande ideia. Sem falar que o suco da marinada com a adição de alguns ingredientes ainda rende um molho de lamber os beiços hein Carlão? Grande abraço, obrigado pela visita e volte sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>