A cuca do Rodrigo Hilbert

Como já falei muitas vezes aqui no blog, aqui onde moro, em Santa Catarina, geralmente o clima é frio, e eu particularmente adoro. E este clima traz aqui para o sul, mais precisamente para as regiões de origem germânica, que é o caso da minha, uma das tradições que mais gosto, que é o café da tarde.

Mais o café aqui não é aquele cafezinho com pão não. Aqui o negócio é nervoso mesmo, o tal do Café Colonial. É pão caseiro, pão de milho, corujinha, nata, cuca, geleia, bolo, e mais uma infinidade de coisas… Enquanto tiver lugar na mesa o povo vai colocando comida, e eu adoro isso.

Então, aproveitando que na semana passada minha querida esposa esteve de aniversário, decidi fazer um café da manhã especial. E foi nesta minha busca por guloseimas que encontrei a Cuca do Rodrigo Hilbert, do Tempero de Família.

Quem já acessa o blog sabe que já tenho uma receita de cuca aqui, aquela alemã, bem tradicional, com massa de pão. Mais desta vez, como seria para o café da manhã, queria uma receita de cuca com massa de bolo. E digo para vocês: SUCESSO!

A receita é muito simples, com ingredientes que a gente tem em casa e qualquer coisa vira cobertura. Fiz a minha com maçã, banana e chocolate e ficou uma delícia. O mais legal é que no dia seguinte (que é para quando eu precisava dela) a cuca ainda estava bem macia e saborosa. Confira a receita e faça ainda hoje para o café da tarde. 😉

INGREDIENTES PARA A MASSA:

1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento biológico
8 bananas-prata cortadas em fatias
1 pitada de sal

INGREDIENTES PARA A FAROFA:

6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
2 a 3 colheres (sopa) de manteiga
Canela em pó a gosto

MODO DE PREPARO DA MASSA:

HONESTAMENTE: coloquei todos os ingredientes (menos o fermento) na batedeira e deixei batendo por uns 5 minutos, até adquirir aparência de uma gemada.

Depois Untei uma forma, coloque a massa e coloquei as minhas coberturas (maçã em fatias, banana em rodelas e chocolate picado) em cima da massa.

MODO DE PREPARO DA FAROFA:

Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma farofa.
Espalhe por cima da cobertura dispostas sobre a massa.
Deixe crescer por 30 minutos e leve ao forno por 30 minutos a 200 graus.

Observação: nos últimos 10 minutos eu liguei o dourador.

Gente, essa receita é fantástica, e não tem como dar errado. Além de versátil pois qualquer coisa vira cobertura. A receita original você pode encontrar aqui.

E aí, bora fazer para o café da tarde? 😉

Deixe seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Featured Posts

Rosca de Polvilho Azedo

Rosca de Polvilho Azedo

abril 03, 2017   0

A cuca do Rodrigo Hilbert

A cuca do Rodrigo Hilbert

março 31, 2017   0

Limãozinho - Drink / Licor de Limão

Limãozinho – Drink / Licor de Limão

maio 18, 2016   0

Blogs Parceiros